side-area-logo

Programa

Navegue pelos seguintes tópicos em baixo ou faça o download da versão PDF
Lista C Missão
Versão PDF

Faça aqui o seu download

12 COMPROMISSOS com os ASSOCIADOS

Quando formos eleitos para 2019 2021 | LISTA C | Juntos pelo Montepio. Recuperar a Confiança.

1
Recuperar a confiança na Instituição

Com uma gestão que apostará na ética, segurança, transparência, participação associativa e respeito pelos associados.

2
Respeitar os valores fundadores do Montepio:

Solidariedade, Fraternidade e Entreajuda

3
Proteger os associados e as famílias

No que toca ao acesso aos cuidados de saúde de qualidade: primários, hospitalares ou indiferenciados, sem esquecer os cuidados continuados e integrados, desenvolvendo planos de protecção nessa área; os cuidados no envelhecimento devem ser reforçados não apenas no alargamento da rede das Residências Montepio, mas também no apoio domiciliário e na teleassistência.

4
CARTÃO DE SAÚDE MONTEPIO

Reformular e alargar o âmbito e as coberturas do cartão Montepio Saúde.

5
Protecção à família

Reforço na dinamização de produtos mutualistas de protecção à família e de complemento de reforma, respondendo assim às necessidades dos associados ao longo da sua vida.

6
Inovação Social

O Montepio deve renovar-se, recuperando o seu papel motor na sociedade portuguesa, criando e apoiando aspectos de inovação social no apoio aos associados.

7
Os interesses dos associados

Implementar políticas que defendam os interesses dos associados e as suas poupanças, mas que pela sua coerência, justiça, sustentabilidade e correcção às desigualdades, abranjam num novo impulso os trabalhadores do grupo Montepio como pilar basilar da Instituição e do seu desenvolvimento.

8
Investimento

O investimento fundamental é sempre nas pessoas, sobretudo nas equipas de trabalho, com remunerações e carreiras atractivas dentro de elevados padrões de exigência e motivação; é fundamental elevar os níveis de satisfação dos trabalhadores por trabalharem no Universo Montepio.

9
Salários

Assumir logo que eleitos, uma redução dos salários auferidos pelos órgãos sociais; estudar e profundar uma nova grelha salarial para todo o grupo, em que o salário mínimo praticado é sempre uma variável para calcular o salário máximo.

10
Reforma dos estatutos

Assumir o compromisso de levar a cabo uma reforma dos Estatutos da Associação Mutualista que os coloque em conformidade com o actual Código Mutualista e proporcione novas e mais dinâmicas formas de participação na vida associativa aos associados.

11
Modelo de Governação

Desenvolver um modelo de governação do Montepio à luz do novo código das mutualidades e da necessária revisão de estatutos. Fazer uma auditoria à AMMG e às principais empresas do grupo com o objetivo de dar a conhecer a verdadeira situação delas e tomar as medidas apropriadas após debate com eles.

12
Processo de recuperação

Caminhar no sentido de implementar uma Banca Ética na Caixa Económica e tomando medidas adequadas para acelerar o seu processo de recuperação e dinamização, mobilizando os trabalhadores com esse objetivo, vital para a fazer sair a CEMG da inércia e da situação difícil em que se encontra.

Lista C | Juntos pelo Montepio